Política de trocas e devoluções
Pra trocar ou devolver um produto por defeito ou arrependimento, você tem o prazo de 7 dias corridos, sendo que o dia da entrega também conta, tá?
Pra produtos de vestuário e semelhantes, o prazo é de 30 dias corridos contados a partir da entrega. Ah, nessa categoria a gente não tem reposição de estoque e, por isso, preferimos devolver o valor pra você usar como preferir no nosso site.
Pra casos de produto quebrado, amassado, riscado e semelhantes, o nosso prazo é de 2 dias úteis a partir do recebimento, exceto produtos vendidos pelos nossos parceiros, que têm regra de 7 dias corridos contando o dia da entrega.
Está dentro desses prazos? Então é só entrar en contato via e-mail ou Whatsapp com o titulo “trocar ou devolver”. Você também pode fazer esse passo a passo pelo aplicativo da americanas.
Mas fique de olho, pois a gente não atende às solicitações de troca ou devolução de qualquer produto devolvido sem essa comunicação, fora do prazo ou sem os itens/acessórios que vieram juntos com o produto.
2. Quando recusar o produto
A gente recebe os produtos exatamente como o fabricante mandou. Se você encontrar algum problema como os descritos abaixo, você pode recusar a entrega e escrever na parte de trás da sua Nota Fiscal (o Danfe), o motivo pelo qual não quer mais o produto:
Se você encontrou um desses problemas depois que o produto foi recebido, você tem o prazo de 2 dias úteis a partir do recebimento pra entrar em contato com a gente. É só entrar en contato via e-mail ou Whatsapp com o titulo “trocar ou devolver”.
3. Como faço pra devolver
Você viu que está dentro dos nossos prazos pra troca ou devolução? Pediu a troca por e-mail ou whatsapp e agora quer saber como fazer pra devolver o produto? É fácil:
3.1. Devolvendo por postagem nos Correios
Se você comprou um produto vendido por um parceiro, a devolução é feita por postagem nos Correios, por isso, pra devolver um produto pelos Correios, é preciso seguir algumas regras:
Pesar menos que 30 Kg (produto + embalagem não podem pesar mais que do isso);
105cm de altura, 105cm de largura e 105cm de comprimento. As somas totais das dimensões não podem passar os 200cm.
A gente te manda um código de postagem gratuito por e-mail, você embala o produto exatamente do jeito que a gente explicou no item 3 e aí é só ir na agência mais próxima pra postar. Fique de olho, esse código tem validade pra ser utilizado, então cuidado não perder o prazo, tá?
3.2. Devolvendo por coleta
Se você comprou um produto vendido e entregue pela americanas, a devolução pode ser feita por postagem nos Correios, exatamente do jeito que a gente explicou no item 3.1, e por coleta, por causa do tamanho (produtos grandes como geladeiras) e da complexidade.
Pra coletar um produto, tem que ficar de olho nessas informações:
Ao coletar o produto, o transportador vai entregar um comprovante de que o produto foi coletado. Sempre peça esse comprovante, caso o transportador não o tenha, não entregue o produto.
Mas fique de olho, a gente só faz três tentativas pra coletar o produto, mas se não tiver ninguém pra entregar, o processo de coleta é cancelado e você vai precisar fazer o pedido de troca de novo, tá?
4. Prazo pra concluir o processo de troca
A gente tem o prazo de até 30 dias corridos, contados a partir do recebimento do produto no Centro de Distribuição, pra verificar se a solicitação está dentro da nossa política de trocas e devoluções.
Pra caso de produtos comprados de lojas parceiras, no nosso Marketplace, também contamos o prazo de 30 dias corridos a partir do recebimento do produto no estoque deles.
5. Devolução do valor pago
A gente vai devolver o valor do produto dependendo da forma de pagamento que você escolheu durante a compra. Ou seja, se você pagou com:
Você pode conferir o reembolso do valor na fatura do cartão, que vai estar como crédito.
O prazo do estorno depende da administradora do cartão, mas fica de olho porque geralmente o valor aparece em até duas faturas, geradas depois da sua solicitação de devolução do produto.
O CPF do titular da conta corrente tem que ser o mesmo que consta lá no pedido, que também é igual ao que está no cadastro da pessoa que comprou.
Se quem comprou não tiver uma conta corrente com esses requisitos, vai ser gerada, também em até 10 (dez) dias úteis, uma Ordem de Pagamento no valor do produto em nome de quem fez a compra.
Importante que você saiba que não vamos fazer a devolução do valor se:
Loja de bicicletas, peças, roupas de ciclismo, acessórios ciclismo e manutenção.